ATIVIDADE ORDEM ALFABÉTICA - DIA DA MULHER

ATIVIDADE ORDEM ALFABÉTICA - DIA DA MULHER

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ORDEM ALFABÉTICA NA ALFABETIZAÇÃO

A ordem alfabética é uma das habilidades mais importantes que as crianças aprendem na escola. Dominar a ordem alfabética permite que os alunos localizem rapidamente informações em dicionários, enciclopédias e outros recursos de referência. Além disso, o conhecimento da ordem alfabética é uma habilidade essencial para o sucesso em áreas como escrita, leitura e comunicação em geral.

 

COMO TRABALHAR A ORDEM ALFABÉTICA EM SALA DE AULA

Trabalhar a ordem alfabética em sala de aula pode ser uma tarefa divertida e desafiadora para os alunos. Existem várias atividades que podem ajudar a promover essa habilidade, como jogos de ordenação de palavras, ditados de palavras em ordem alfabética e exercícios de leitura e escrita.

Uma das maneiras mais eficazes de ensinar a ordem alfabética é por meio de atividades práticas, como trabalhar com listas de palavras em ordem alfabética. Os alunos podem ser incentivados a trabalhar em grupos para criar suas próprias listas de palavras em ordem alfabética. Eles também podem trabalhar em projetos de pesquisa que envolvam a criação de listas de palavras relacionadas a um tópico específico, como animais ou países.

Outra atividade útil é a prática de alfabetização por meio de jogos educativos. Jogos como palavras-cruzadas e jogos de caça-palavras podem ajudar os alunos a se familiarizarem com a ordem alfabética e a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita. Esses jogos também podem ser usados para revisar o vocabulário e reforçar a aprendizagem de palavras novas.

Por fim, é importante lembrar que a ordem alfabética é uma habilidade que deve ser praticada e reforçada regularmente. Os alunos precisam ser expostos a várias atividades e exercícios que os ajudem a internalizar a ordem alfabética e a utilizá-la de maneira eficaz. Com prática e dedicação, os alunos podem se tornar especialistas em ordem alfabética e usar essa habilidade para se tornarem mais proficientes em suas habilidades de leitura e escrita.

SOBRE A ATIVIDADE ORDEM ALFABÉTICA DIA DA MULHER

Pensando em trabalhar a ordem alfabética é por meio do trabalho com listas de palavras em ordem alfabética, temos a atividade ordem alfabética Dia da Mulher.  Nesta atividade os alunos irão colocar o nome das características de valorização da mulher em ordem alfabética, criando assim uma lista de palavras.

Habilidades BNCC:

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.




Planos de aulas sugeridos:


Outros Planos de aulas para o dia da mulher

Ajude o blog e tenha materiais exclusivos no Clube de Apoiadores.



Outra possibilidade é  ajudar via PIX: contato@pedagogaingrid.com (pix não dá acesso ao conteúdo exclusivo)

Para baixar gratuitamente o molde em PDF,  clique no botão abaixo.❗❕❗

FIGURA DE UMA BONEQUINHA NEGRA PARA BAIXAR CLIQUE AQUI
Importante, caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

💝Se achou legal esse material, clique nos botões abaixo de compartilhamento e divulgue agora mesmo para seus amigos e colegas.💖

Conheça e me sigam nas minhas redes Sociais





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem